<   Passeios    

A localização de Penedo é privilegiada para quem quer conhecer outros
locais turísticos da região, pois fica num ponto central, ao pé da serra. De Penedo, pode-se facilmente
ir e voltar, no mesmo dia, à Itatiaia, Visconde de Mauá, Serrinha do Alambari ou Capelinha.

     
 

PASSEIOS DIURNOS

 
     


Três Bacias


Três Cachoeiras
 

Visita às cachoeiras
As
Três Bacias, localizadas no Rio das Pedras, são afastadas da região central da cidade e na região mais alta, ao longo do curso do rio. Oferece mais privacidade, pois é menos visitada. Destaca-se pela formação de três pequenas bacias de pedra. Suas águas são extremamente limpas e frias, propícias para banhos.

Logo abaixo das Três Bacias, há uma piscina natural, conhecido com
Poço das Esmeraldas. Local agradabilíssimo, de águas muito limpas e ótimo para o banho.

O Rio das Pedras corta todo o vale de Penedo, e em quase todo o seu percurso a vegetação é densa e variada, destacando-se mangueiras e eucaliptos. Seu leito é semi-coberto de rochas, permitindo a formação de pequenos lagos naturais e cachoeiras de pequeno e médio portes, com razoável volume de água, cristalina e fria. De grande importância para a região, seu curso é aproveitado pela rede hoteleira, para abastecimento das duchas das saunas e de piscinas de água corrente.

Cachoeira de Deus - Está localizada no Rio das Pedras e é a maior das quedas d'água da cidade, medindo aproximadamente 15 m de altura. Suas águas são claras e frias, propícias para banhos, devido a existência de uma grande piscina natural. O acesso é feito por duas trilhas: a primeira de aproximadamente 10 minutos de caminhada e a outra, bem menor, que possui amplo estacionamento.

As Cachoeiras do Rio Palmital são pouco conhecidas dos visitantes e, no verão, são um espetáculo a mais. Há piscinas naturais, várias quedas d'água e muitas grutas. O acesso é feito pelo Vale do Ermitão, pouco antes do Hotel Serra da Índia. Requer uns 20 minutos de caminhadas sobre pedras e em trilhas, mas vale a pena.

Três Cachoeiras- Estão localizadas no Rio das Pedras e destacam-se pela formação de três pequenas quedas d'água, a maior medindo aproximadamente 3 m de altura. Suas águas são claras e frias, propícias para banhos, devido a existência de várias piscinas naturais. Existe também, no verão, um escorrega natural. A vegetação da margem direita é densa e fechada enquanto que na esquerda existe apenas grama. O local é muito freqüentado pela população local e turistas nos fins de semana e feriados.

Local.: Penedo

Obs:
Não vá muito tarde porque a água é bem fria

     

Visita ao Pico do Penedinho
O Pico do Penedinho é um mirante com altitude de 600m onde é possível ver parte dos municípios de Itatiaia e Resende, Penedo e a Serra da Índia. A trilha começa em uma pequena mata. Após trinta minutos de caminhada (contando as paradas para descansar e admirar o visual) chega-se ao topo do pico, onde uma cruz. A vista é maravilhosa! É recomendável, porém, fazer este passeio no inverno, pois a trilha é toda aberta, sem árvores.

Local.: Penedo

Obs:
É
necessário solicitar autorização na Casa do Chocolate.

Horário:
de 9:20 às 15:30h

 

     

Galeria da Eila - famosa tapeceira finlandesa
"Há artistas que encantam pelo trabalho excepcional. Outros fascinam pela personalidade poderosa, que supera até os aspectos formais do que produzem. Poucos, no entanto, unem um trabalho de grande qualidade a autênticas lições de vida."

Oscar D’Ambrosio
 
Local.: Penedo
Endereço
: Travessa da Galeria, 55
Tel.: 24 3351 1277
Horário: aberta diariamente das 9:00 às 17:00h

Site:
Eila
     

Trilhas à Cavalo no From Penedo
O cavalo é um delicioso meio de transporte para passeios de distância média. Pode-se alugar com facilidade mangalargas marchadores para grupos, com acompanhamento de guias especializados. Além das cachoeiras, você vai conhecer lindos recantos, onde o silêncio só é quebrado pelo som dos pássaros ou do marulhar das águas. Aproveite o ar puro e as belas vistas com o Maciço do Itatiaia ao fundo.
Local.: Penedo

Endereço:
Rua das Palmeiras  24 3351 1380 [Tatalo]
24 9999-2671


 
     

Museu da D. Eva
O Museu Finlandês da Dona Eva era uma coleção particular aberta para o público desde 1982 e, em maio de 1993, foi doada para o Clube Finlândia por Eva e Marcus Hildén. A finalidade do museu é mostrar e contar algo sobre a Finlândia, um país pequeno e distante do Brasil. No museu encontram-se mais de mil objetos trazidos da Finlândia, do começo do século XX, quando os finlandeses aqui chegaram
Local.: Penedo
Endereço
: Av. das Mangueiras, 2601
Tel: 24 3351 1374
Horário: de 2ª a sábado, de 10h às 17h; aos domingos, de 10h às 15h

Entrada
: R$6 / R$3 (meia)
 
     

Parque Nacional do Itatiaia
A mais antiga reserva ecológica do país onde se encontram o belíssimo "Lago Azul" e a cachoeira "Véu de Noiva", uma queda d’água de trinta metros. No parque é possível também conhecer muito sobre plantas e animais da Mata Atlântica, não só pela observação direta como também pela visita ao Museu da Fauna e da Flora.
Local.: Itatiaia
Obs
:
É proibida a entrada de animais domésticos.
Horário:
Parte baixa:
início: 8h - permanência até 17h
Parte alta: 7h às 14h - permanência até 17h

Site:
Parque Nacional
     

Prateleiras e Pico das Agulhas Negras
O cume das Agulhas Negras está situado na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa entre os estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais, fazendo parte da Serra da Mantiqueira. As temperaturas chegam a até -10°C.  De seu cume é possível avistar vários pontos da região, tais como a Represa do Funil, a Serra Fina, a região de Visconde de Mauá, a vasta região do Vale do Paraíba.
Local.: Itatiaia

Obs
:
Requer guia

Site:
Parque Nacional

Visita à  Pedra Sonora:
Uma formação rochosa oca que emite diversos sons quando recebe leves pancadas com outras pedras.
Tombado pelo patrimônio natural de Resende.
 
Local: Serrinha
     

Pesque-pague Recanto do Tambaqui
Venha passar um dia agradável com muita diversão e lazer em ambiente rural familiar, com inúmeras atrações como pescaria de peixes amazônicos, pôneis, parquinho infantil, campo de futebol, sinuca, churrasqueira e muitos petiscos!
Capelinha
Endereço:
Estrada Resende Mauá, Km 13 Resende RJ
24 9966-2490

Horário:
de 9 às 18hs
Entrada franca

Site:
Recanto do Tambaqui
 
 

PASSEIOS NOTURNOS

 
     
  PÉ DE CANELA
 
 

CLAVE DO SOL
A melhor balada da região. Essa é para dançar - shows ao vivo de pop rock, MPB, pagode e forró com os melhores DJs da região. Área interna, externa (ao ar livre), segurança.
Penedo
Endereço:
Av. Das Mangueiras, 1776
24 7835-1454


Horário:
Todas as 5ªs e 6ªs

Site:
Clave do Sol
 

CLUBE FINLÂNDIA
O Clube Finlândia, fundado em 1943, mantém a tradição finlandesa, ao organizar um baile típico todos os sábados, onde se dança ao som de músicas variadas, que vão desde as típicas finlandesas, passando por valsas, tangos, polcas e mazurcas, até chegar ao samba e ao rock. Há também o grupo de Danças Folclóricas, que se apresenta todos os sábados, com danças folclóricas oriundas de diversas regiões da Finlândia.
Penedo

Endereço:
Av. das Mangueiras, 2601

Horário:
Todos os sábados,
à
partir das 21h


 
     

ESTAÇÃO PENEDO
1000m² de espaço coberto
Bandas, DJs, fotógrafos, muita gente bonita,
Área VIP, Clube do Whisky, Vários ambientes,
Atendimento por garçonetes, Estacionamento.
Penedo

Endereço:
Rod. Rubens Tramujas Madder
Escritório (contato para informações sobre preços, agenda, restrições, etc)
(24) 3351-1583

Horário: sextas, 22:00h

 


desenvolvido por
MIT Guimarães 
 
hospedagem webMIT